Sopros
- Sobre
Um sopro cardíaco é um ruído anormal ouvido durante a ausculta do coração e é o motivo mais frequente de encaminhamento ao cardiologista pediatra, estando a frente até mesmo das dores torácicas e desmaios.
Os sopros podem ser classificados como fisiológicos (inofensivo) ou patológicos e são muito comuns na infância, presentes em mais de metade das crianças, especialmente entre as que possuem idade escolar.
A maioria desses sopros é considerado fisiológico, já que menos de 1% das crianças nascem com cardiopatia congênita.
- O que causa
A causa desses sopros fisiológicos é incerta, podendo estar relacionada a fluxos turbulentos em zonas de convergência ou bifurcação vascular.
Enquanto no sopro patológico, a maioria dos casos está relacionado à cardiopatia congênita, isto é, doenças no coração desenvolvidas durante a gravidez.
- Tratamento
O tratamento para sopros cardíacos pode variar dependendo da causa subjacente. Algumas das opções de tratamento comuns incluem:
- Cirurgia: Pode ser necessária para corrigir anomalias cardíacas congênitas ou tratar válvulas cardíacas danificadas;
- Medicação: Pode ser usada para controlar a pressão arterial, reduzir a sobrecarga hídrica no coração, ou tratar doenças cardíacas adquiridas;
- Tratamento de outros problemas associados: Anemia, doença pulmonar, ou doença reumática, por exemplo, para aliviar a pressão no coração;
- Acompanhamento médico regular: É importante para monitorar a evolução da doença e fazer ajustes no tratamento se necessário.
- Atenção dos responsáveis
Os sopros nem sempre são indicativos de alguma doença cardíaca e muitas vezes são inofensivos, mas é importante consultar um médico para avaliar e determinar a causa. É importante ficar atento aos sinais da criança e caso ela apresente fadiga, falta de ar ou dores no peito, é preciso levá-la ao cardiologista pediatra para avaliar e tratar.