Ecocardiograma
- Sobre
A Ecocardiografia, ou Ecocardiograma, é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens do coração do feto (ainda durante a gravidez) e de crianças e adolescentes, afim de avaliar o tamanho e desenvolvimento do órgão.
Esse é um exame seguro e não invasivo, sendo uma ferramenta valiosa na detecção precoce de problemas cardíacos e que pode ajudar a orientar o tratamento adequado.
- Modalidades do Ecocardiograma
Existem diferentes modalidades de Ecocardiografia, cada um com sua finalidade específica. Conheça abaixo as mais utilizadas:

- Ecocardiograma com Doppler transtorácico: é a forma mais comum de Ecocardiografia, realizada através da pele do tórax, é capaz de avaliar o miocárdio, as valvas e o fluxo de sangue no interior das cavidades do coração;
- Ecocardiograma transesofágica: é realizada através do esôfago, permitindo uma visão mais detalhada de certas estruturas cardíacas, como o apêndice atrial esquerdo, o septo interatrial e as veias pulmonares;
- Ecocardiograma com contraste: é realizada através do esôfago, permitindo uma visão mais detalhada de certas estruturas cardíacas, como o apêndice atrial esquerdo, o septo interatrial e as veias pulmonares;
- Ecocardiograma sob estresse: é realizada durante ou após um esforço físico para avaliar a função cardíaca sob condições de esforço;
- Ecocardiograma 3D: é uma forma avançada e moderna de Ecocardiografia que permite visualizar o coração de modo realista, em três dimensões, o que auxilia a traçar técnicas de operação e abordagens terapêuticas.
- Quando realizar o exame
O exame é frequentemente utilizado em pacientes que têm ou tiveram algum tipo de doença cardíaca, como infarto e miocardiopatias, insuficiência cardíaca, problemas nas valvas, e doenças congênitas.
Além disso, a Ecocardiografia é recomendada para avaliar a função cardíaca nos seguintes casos:
- Antes de cirurgias ou procedimentos invasivos;
- Durante a gravidez;
- Em pacientes com doenças pulmonares ou sistêmicas;
- Em pacientes com sintomas cardíacos, como dor no peito, falta de ar, palpitações , sopros, entre outros;
- Em pacientes com histórico familiar de doenças cardíacas.
Além disso, A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a realização de um ecocardiograma fetal durante a fase pré-natal, entre a 18ª e a 28ª semana de gestação, para que possa ser identificado, antecipadamente, qualquer doença, sejam estas de raízes genéticas (congênitas) ou causadas por infecções virais ou uso de medicamentos durante a gravidez.
O ultrassom morfológico, por exemplo, não possui essa capacidade de diagnóstico. Assim, o ecocardiograma fetal torna-se uma ferramenta fundamental para garantir o bem-estar do bebê antes mesmo de nascer.
- Atenção dos responsáveis
Na busca de um exame para avaliar a saúde do coração do seu filho, o Ecocardiograma pode ser uma excelente opção. Por ser segura e não invasiva, ela produz imagens detalhadas do coração e é indicada para avaliar a função cardíaca.
A Ecocardiografia também identifica, acompanha e auxilia no tratamento de doenças em pacientes com sintomas recorrentes ou com histórico familiar de doenças cardíacas.